Oração e louvor em agradecimento ao Nascimento de Jesus, nosso Rei e salvador!!!

Postado dia 24/12/2021

                  Após termos vivido um período tão ímpar em nossas vidas particulares, familiares, profissionais, e, como humanidade, que marcou profundamente nossa história de forma tão singular, que é impossível continuarmos os mesmos após termos vivido tudo isso.

                   Neste mesmo contexto, venho falar-vos do Natal, que é o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, algo também extraordinário e singular  que mudou efetivamente os rumos da história da humanidade e vem dar sentido  a tudo que vivemos, ontem e hoje, com um significado profundo e inigualável.

“O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.
Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.”(Lucas 2:10-12)

Não temais!! Deus é amoroso e compassivo conosco e em sua maior manifestação de Amor, mostra primeiramente a grandeza de sua preocupação conosco,  e apesar de tudo que passamos nestes tempos difíceis de pandemia, como perdas de entes queridos e pessoas próximas, dificuldades profissionais em todos os níveis, o medo e a angústia, se tornam pequenos diante do maior gesto de Amor de Deus conosco que é Sua Encarnação e Nascimento, pois se temos a Ele, temos tudo.

“…uma boa nova que será alegria para todo o povo…” Jesus é o motivo de nossa alegria e confiança sempre, Ele é a boa noticia, que tanto esperamos em todos os momentos de incerteza, de dor e  de angústia em nossas vidas, quando tudo parece não ter sentido ou saída, o nascimento do Menino Jesus é a resposta, que nos enche de alegria e esperança,  é a Alegria que deve brotar mesmo em meio a tantas tribulações pelas quais estamos passando e ainda haveremos de passar.

“…Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria…”(Lucas 2:6,7)

Começamos por  “….reclinou-O num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria..” Por hospedaria, podemos entender também sala ou lugar do centro, de destaque, numa análise mais profunda podemos comparar aos nossos corações, sede máxima do nosso ser, dos nossos sentimentos, valores, prioridades, sonhos……..MAS NÃO HAVIA LUGAR ESPECIAL PARA ELE, MAS SOMENTE UM LUGAR FORA DA CIDADE E DO CENTRO, UM LUGAR NÃO PRINCIPAL.

Jesus, veio para nos salvar, mas “ os seus não o receberam”. É muito fácil apontar o dedo aos que não receberam, não o colocaram no centro de suas vidas e corações, mas nós temos essa oportunidade todos os dias e quem pode assegurar que ELE É O CENTRO DE NOSSAS VIDAS OU PRIORIDADES, DE NOSSOS VALORES E PROJETOS, DE NOSSAS DORES, TRIBULAÇÕES OU MESMO DAS VITÓRIAS.

Nesta pandemia, fomos obrigados a nos despir de muitas coisas supérfluas e buscar o necessário,   nossos lares e nossas vidas foram aos poucos sendo focadas naquilo que realmente era necessário para sobrevivermos, assim como um presépio, pois tinha aquilo que precisávamos verdadeiramente……. de tantas coisas nos libertamos, de tantos vícios fomos retirados, entre tantos excessos foi-nos mostrado a temperança e o equilibrio, como pudemos encontrar o doce sorriso de Deus em momentos tão simples e ao mesmo tempo de dor,  A NOS ACOLHER E NOS RESTAURAR…….Entretanto, será que podemos dizer que nossos corações foram realmente transformados??

Os primeiros a contemplar a Primeira Noite de Natal foram uns pastores que estavam nos arredores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Não é coincidência que esses pastores eram os mais pobres, as almas mais simples, aos quais é reservado o acesso livre aos mistérios mais profundos de Deus, e , eram também aqueles que se mantinham vigilantes, principalmente interiormente vigilantes, aqueles que foram capazes e sensíveis à presença do Menino Jesus que acabava de nascer naquela noite para mudar o rumo da história da humanidade, mas que continua entre nós a todo momento dando sinais sempre visíveis de sua presença amorosa entre nós.

“…E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência {divina}…’. (Lucas 2:13,14)

E desde esta Noite Santa, aos anjos se juntou uma “..multidão do exército celeste, que louvava a Deus…”, um cântico de louvor que continua através dos séculos, com formas sempre novas, para CELEBRAR O NATAL DE JESUS. Assim como nós hj estamos aqui, novamente podendo nos reunir PARA CELEBRAR O NATAL, com louvores e melodias de agradecimento pelo que se passou, principalmente nesses dois anos de pandemia o quanto temos ainda que agradecer a Deus!!!!!

Que o Menino Jesus, possa realmente nascer em nossos corações!!!

Assim como os magos que vieram para adorar o menino, é a alegria do homem que é atingido no coração pela luz de Deus e pode ver realizada a  sua esperança: ‘A ALEGRIA DAQUELE QUE ENCONTROU E FOI ENCONTRADO POR DEUS”, segundo o Papa emérito Joseph Ratzinger. Os magos trouxeram seus melhores dons e o colocaram a disposição do Menino Deus, dons que receberam do altíssimo e reconheciam que a ELE pertencia, num gesto de profunda humildade, reconheciam-se pequenos diante daquele bebê tão pobre e despido das ostentações mundanas, mas de um poder de transcender e mudar os corações que  chegam a ELE com humildade e abertura.

Esta é a grandeza do Natal, pois o todo Poderoso se dignou a humilhar-se de tal forma, ao ser concebido e nascer neste mundo, vindo para este mundo como qualquer outra criança ordinária. Este ato do Nascimento do Jesus é o maior ATO DE AMOR POR NÓS. O AMOR desceu do céu, pois somente Ele é capaz de nos curar, de nos transformar, de nos lapidar, transformando nossos corações escuros como um carvão em diamantes, que refletem a luz e o amor de Deus em cada ato, palavra, atitude, julgamentos e  escolhas.

               É preciso reconstruir o significado de Amor….eis o que Deus quer nos mostrar com tudo isso, com tantas provações, mas será que estamos tentando aprender ou estamos tentando fugir e viver de ilusão passageira.

                 Enquanto fugimos, não escutamos a voz de Deus que está dentro de nós nos chamando a buscar o eterno, o imutável o que realmente sacia nossa vida e inebria nosso espirito, mas de uma forma plena e não passageira, por isso que nos liberta e não nos escraviza como os vicios e pecados deste mundo, que por serem efêmeros, somente nos afundam e não nos deixam enxergar o AMOR DE DEUS por nós.(RM 30/01/2021)

         Nesta noite eu venho pedir a Deus por cada um de nós para que o Amor de Deus verdadeiramente habite em nossos corações, para que sejamos filhos da  Luz dentro da vida e da família de cada um que está aqui neste momento e que o Menino Jesus possa realmente transformar a nossa história naquela pela qual fomos sonhados, planejados por Deus antes mesmo de nosso nascimento, para que tenhamos vida em abundância de graças celestes, que transbordem e contagiem  a todos que convivemos. Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.