O Precioso Sangue -Histórico e orações da Igreja do Santo Sepulcro de Neuvy, França

Postado dia 23/03/2016

Devocionário do Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo

Editora da Divina Misericórdia

 

O Precioso Sangue

Histórico e orações da Igreja do Santo Sepulcro de Neuvy, França

 

organizado pelo Padre Philippe Nahan

Traduzido do francês por Roberto Caldeira Soares

 

 

“Caídos sob a tirania de Lúcifer, nos tornamos moradia de demônios.

O Verbo Eterno, que nos queria totalmente dedicados a Ele, tomou um Coração semelhante ao nosso, um Coração que pudesse fornecer às suas veias o Sangue com o qual deveria nos resgatar. Ele não operou nossa Redenção ao preço do ouro e da prata, (1 Pd 1,18) disse o Príncipe do Apóstolos, mas o preço do seu Sangue que é de um valor infinito.”

Santo Afonso Maria de Ligório

 

 

 

Prefácio

 

“O REDENTOR DO HOMEM” é o título da encíclica do Papa João Paulo II, que nos lembra o lugar essencial e fundamental que o mistério da Redenção ocupa na fé cristã. DEUS , “que quer a salvação de todos os homens” (I Tim 2,4), enviou seu Filho num corpo semelhante ao nosso para resgatar a humanidade ao preço de seu Sangue. Pois o Sangue de Jesus derramado na Cruz foi “o preço de nossa libertação” (cf. Cl 2,14), e este dom do Sangue é a maior prova de amor que Jesus nos deu, já que a sua morte é a nossa vida e que, se “morrer por um homem de bem é concebível, morrer por pecadores deve suscitar nossa admiração, gratidão e nosso reconhecimento” (cf. Rm 5,7-9).

Apenas uma única gota deste Sangue preciosíssimo seria suficiente para resgatar o mundo, nos diz Santo Tomás de Aquino, em virtude dos méritos infinitos que Lhe conferia a união da Pessoa divina do Verbo. E foi um rio que regou a terra do Jardim de Getsêmani e transbordou do Coração aberto pela lança do soldado romano para nos  manifestar o ardor do seu Amor infinito.

O Sangue precioso de Jesus evoca, assim, a Eucaristia e a ela nos conduz. Não é a santa Missa a renovação da Paixão e morte do Salvador? Participar da santa Missa é estar perto da Cruz com Maria e São João, o apóstolo bem-amado.

Que este livrinho de preces ao Preciosíssimo Sangue possa renovar e desenvolver uma devoção antiga, sempre nova e nunca ultrapassada, que nos revela a perenidade do Amor do nosso Deus e Salvador e espalha, sobre as almas, copiosas graças de salvação para torná-las mais generosas e mais fervorosas.

Padre Philippe Naham

Administrador paroquial da Igreja do Santo Sepulcro

 

“Gotas sagradas, eu vos recebo das mãos perfuradas de JESUS CRISTO na Cruz.”

Histórico da Relíquia do Precioso Sangue

 

A Igreja do Santo Sepulcro de Neuvy (Indre) possui duas gotas do Sangue de Nosso Senhor JESUS CRISTO recolhidas no dia da sua Paixão no Calvário. Elas têm a forma de duas lágrimas coaguladas. Puro e sem mistura de água nem terra, este Sangue divino é, talvez, a mais preciosa relíquia do mundo.

O Cardeal Eudes, bispo de Tusculum, trouxe as duas gotas de Sangue da Terra Santa onde, durante seis anos, havia exercido as funções de emissário do Papa na primeira cruzada de São Luís. E, em 1257, doou o Sangue recolhido a Neuvy, sua região natal. Desde aquela época, o Preciosíssimo Sangue repousa sob a magnífica cúpula bizantina, construída em 1042 – 1046 por Eudes de Déols e Geoffroy, de Bourfes, baseada no modelo primitivo da igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém.

Para honrar essa santa Relíquia, os soberanos pontífices, desde a origem, concederam à Igreja de Neuvy grandes favores; e, em 1621, André Fremiot, arcebispo de Bourges, instituiu uma confraria do Preciosíssimo Sangue que, dois anos depois, o papa Gregório XV aprovava e enriquecia com numerosas indulgências. Nos tempos atuais, esta confraria foi reorganizada por Monsenhor de La Tour d’Auvergne e por Monsenhor Servonnet, arcebispo de Bourges.

 

 

Prece ao Preciosíssimo Sangue

 

Ó JESUS, CUJO SANGUE PRECIOSÍSSIMO jorrou da fonte Imaculada de vossa Mãe santíssima, para nos recriar à imagem de DEUS, nós Vos adoramos em vossa Santa Humanidade, inseparável de vossa Divindade, com toda fé e amor de que somos capazes.

Que os sacramentos, que saem de vosso Sagrado Coração como sete rios de vida, nos lembrem a virtude da Presença invisível do vosso Sangue redentor em cada um deles, a fim de nos comunicar a graça particular que dignastes nos doar, por meio deles, para o cumprimento de nossa santificação.

Ó JESUS, Vós sois “a carne de Maria”. Sois também o “Sangue do seu sangue”.  Entre Vós e vossa divina Mãe, existe o parentesco mais estreito e a mais perfeita unidade.

Permiti que a Santíssima Virgem nos obtenha uma ardente devoção ao Preciosíssimo Sangue que a tornou Imaculada em previsão da Encarnação redentora.

E assim, faremos frutificar cem vezes mais, com a vossa graça, os tesouros da vossa Paixão para atingir a santidade que, em sua presciência, a TRINDADE desejou para cada um de nós desde toda a eternidade. Amém