Novena ao Coração doloroso e Imaculado de Maria.

Postado dia 11/04/2016

images (3)

 

Foi para ajudar a descobrir e a meditar o essencial “A Encarnação para a Redenção” que foi concebida ESTA NOVENA, em circunstâncias e de uma maneira bastante inesperadas. Seu objetivo é o de ajudar as almas a se voltarem para o Senhor pela fé, esperança e o amor, contemplando as cenas evangélicas, em que Nossa Senhora, particularmente sofreu pela nossa salvação, junto com seu divino Filho e oferecendo os seus méritos, o grande TESOURO REDENTOR.

Na noite de 15 de agosto do ano santo de 1954, M… indo fazer uma visita de caridade, leva um tombo perigoso, permanecendo inerte à beira do caminho. Com o tornozelo quebrado, o pé incha subitamente, provocando intensa dor. Era noite, depois das 21:00 horas. Impossibilitada de fazer qualquer movimento, é vista por um enfermeiro, que percebendo a gravidade da situação, leva-a de automóvel até ao médico que lhe apresenta um diagnóstico enlouquecedor: não sei se vai poder voltar a andar algum dia!

“Na noite da Festa da Assunção de Nossa Senhora! Só pode ser um presente”, pensou a jovem no seu desespero. No entanto, ela agradece ao Céu, certa de que desta provação, sairão graças especiais. Ela faz a oferta de seu sofrimento e daquele desconhecido angustiado que a levou até ao hospital, em união com o Coração Doloroso e Imaculado de Maria, para o seu reino de amor. Ela estava bem longe de imaginar que, deste tempo de graça, sairia a NOVENA AO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA.

Hospital! Operação, flebite… etc. Mas, quinze dias depois, quanta alegria em partir em peregrinação a Lourdes, embora na maca, com os doentes de sua Diocese! Viagem de penitencia, cheia de graças, de conforto e de luz.

À volta, no dia 15 de setembro, na festa de Nossa Senhora das Dores, a doente, sempre imobilizada na cama, medita as palavras de Nossa Senhora a Santa Brígida:

“Eu olho todas as pessoas que estão no mundo para ver se encontro aquelas que levam em consideração as minhas dores, tão amargas a ponto de não existir semelhantes… e encontro bem poucas… você, minha filha, não as esqueça e lembra-te da Paixão do meu amado Filho.”

Um grande desejo ascendeu no Coração da doente, do qual exalou uma oração insistente: “Minha boa Mãe, como fazer para tornar conhecidas as vossas dores?”

Uma inspiração! Uma única palavra: “ESCREVA”. A idéia se impõe imperiosa! Mas… escrever o que? À noite do mesmo dia, saiu um folheto histórico sobre as Sete Dores de Nossa Senhora. Mostrado a um sacerdote que a visitara, bom teólogo, ele deu a sua opinião:

– Não está mal… mas, vai fazer o que com ele?

– Nada. Assim como está não vai interessar a ninguém. Seria necessária uma outra apresentação.

– Reze ao Espírito Santo.

Nesta mesma noite, chega uma prima a quem M… havia dado uma Novena a Nossa Senhora do Sagrado Coração, a fim de ajudá-la nas dificuldades do seu lar. Ela vinha contar a reviravolta que aquela oração, feita com confiança durante nove dias, fizera em sua alma, ela que não rezava há tanto tempo. Tratava-se de um lar em perigo em que a graça iria salvar.

De repente, vem a luz: é a NOVENA AO CORAÇAÕ DOLOROSO E IMACULADO que é preciso dar às almas. As pessoas aceitam de boa vontade um livreto de Novena… Será um meio fácil de abordar o essencial: a existência de DEUS; o que Ele fez por nós nos enviando seu Filho; o martírio do Salvador e de sua Santa Mãe para nos salvar… Enfim, a necessidade de REZAR. Pensa-se muito pouco na GRATIDÃO que devemos ter para com o REDENTOR e para com a CO-REDENTORA. No entanto, trata-se do TESOURO DOS TESOUROS a ser oferecido à Majestade Divina.

O Espírito Santo é invocado… E assim se deu o nascimento de um humilde livreto da NOVENA AO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO.

O texto foi submetido pela doente a seu Diretor espiritual, o Vigário geral da Diocese, e logo em seguida obteve o IMPRIMATUR do Bispo, Dom Flynn. A Irmã Marie-Renée de Issoudum, escrevendo à M… em fase de cura sobre a sua alegria em ver enfim aparecer a NOVENA tão desejada, lhe diz: “imprime-a você mesma, e será ajudada do Alto”.

E o Céu enviou a sua ajuda. Com efeito, os 5.000 primeiros livretos azuis apareceram no Sábado Santo de 1955. Em apenas três meses foi necessário providenciar uma segunda edição que apareceu no dia 15 de setembro (festa de Nossa Senhora das Dores), e no ano seguinte, uma edição de 15.000 exemplares.

Mais tarde, foram apresentados a M… os quadros do pintor Janssens lhe dizendo: “Como esses quadros ilustrariam bem os textos da novena!”

Parecia loucura!… pois era necessário obter a autorização do pintor e o preço em dinheiro deveria ser bem alto. Porém tudo aconteceu quase que milagrosamente. M… já era então Monja no Mosteiro da cidade de La Seyne. As edições se multiplicaram rapidamente e em 1974, já havia sido atingido 242 mil em língua francesa e aos quais seria preciso acrescentar ainda oito edições estrangeiras: em inglês, alemão, flamengo, croata e esloveno, kirundi (centro da África no Burundi), português e holandês.

Esta difusão extraordinária pareceu indicar bem, um desejo do Céu, em ver serem honradas as DORES DE JESUS E AS DE MARIA.

OS RESULTADOS – Os testemunhos são todos, cada um mais tocante do que o outro… Graças materiais: curas, benefícios, moradias, etc. Porém, sobretudo, graças espirituais: conversões inesperadas, retornos à fé e aos sacramentos, mudanças de vida!

Rezar pela Paixão de Nosso Senhor e pelas dores de Nossa Senhora, dá à alma reta, com o arrependimento, o desejo de “Amor com amor se paga.”

 

 

NOVENA ILUSTRADA

Em janeiro de 1960 aparece pela primeira vez a Novena ilustrada, com as gravuras representando as Sete Dores de Nossa Senhora, do célebre pintor belga “Janssens”. A Condessa Albertine Villegas de St. Pierre, de Bruxelas, continuadora da missão de Berta Petit, obtém do filho do pintor a autorização gratuita para inseri-las no livreto da Novena. O seguinte fato acontecido demonstra bem a utilidade das ilustrações.

 

O PODER DAS IMAGENS

Uma pessoa toca a campainha do convento. “Eu gostaria de ter o livrinho da Novena ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria.” Entregaram-lhe o livreto. – “Oh! mas não é esta… A Novena que a Irmã me deu na capela, quando eu chorava tanto por causa de minhas dificuldades, aquela Novena tinha ilustrações… Procura compreender. Eu olhava as imagens ilustradas todos os dias. Mesmo quando eu não tinha coragem de rezar, eu apenas contemplava as gravuras. Aquilo me calava fundo… tanto, que eu retomei o caminho da igreja… me confessei, fiz a Páscoa e… não blasfemo mais contra a Providencia. Minha vizinha está passando por grandes dificuldades, e não consegue sair de suas idéias negras. E eu gostaria de ajudá-la a reencontrar a fé. Por isso, queria lhe presentear com este livrinho que me fez tanto bem. Mas, as ilustrações são necessárias. Quando a gente reflete sobre o que o Salvador e sua Santíssima Mãe sofreram, começamos a ter vergonha da nossa covardia. E pode-se , com o socorro Deles, carregar o nosso fardo…”

Bendita Novena… que dá tais ensinamentos!

 

 

 

 

A NOVENA DE CONFIANÇA E GRATIDAO AO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA

UM MEIO DE HONRAR O MISTÉRIO DA REDENÇÃO

 

Os meios mais simples, em espiritualidade, são também os melhores. Nenhum aliás, é pequeno se ele permite a união mais íntima com DEUS, e com a MÃE de JESUS CRISTO. Além disso, uma fórmula deve estar ao alcance do mais humilde: rica, mas adaptada, à imagem do próprio “PAI Nosso.”

É nesse espírito que foi idealizada e redigida a Novena de Confiança e Gratidão ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria. Ela merece ser apreciada, pela doutrina que lembra, pelos sentimentos que inspira, pelas resoluções que provoca. Não é uma receita para obter graças; é, antes de tudo, um agradecimento ao Coração Doloroso de Maria por tudo o que Ela fez em favor da humanidade culpada. É, também, um compromisso de conversão. Não é, portanto, para admirar que, sugerindo tais disposições de alma, o uso que ela se faz tenha sido recompensado por numerosos favores celestes, espirituais e temporais.

Pe. Jean Ladame

– Superior dos Capelães de Paray-le-Monial,

cidade das aparições de JESUS a S. Margarida Maria

 

OBJETIVOS DA NOVENA

1º – Ajudar as almas a descobrir as dores do Coração de Maria e a partilhar a sua compaixão pela Paixão do Divino Salvador.

2º – Honrar e oferecer estas dores em espírito de gratidão e intercessão, para obter as graças de que precisamos.

3º – Incitar a progredir na vida cristã na escola do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, pela oferta dos sofrimentos e das dificuldades de cada dia, unidas ao Sacrifício de CRISTO, para cooperar na Redenção.

“Dirigimo-nos todos, com confiança, ao CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA, a dulcíssima Mãe de JESUS e nossa Mãe, a fim de que, por sua poderosa intercessão, Ela obtenha de seu divino Filho a volta da paz e da tranqüilidade.”

Carta de S.S. Bento XV ao Cardeal Vanutelli: Decano Sacro Colégio, na data de 30 de maio de 1915 (Ata SS. 1915 – p. 154).

(Primeiro Documento Pontifício, se referindo à Invocação)

 

 

 

MODO DE FAZER A NOVENA

 

Leitura do texto: uma para cada dia.

Depois, uma das duas consagrações da página 19: “Consagração de uma pessoa(Novena eita por uma pessoa a sós ou em grupo) ou “Consagração dos fiéis(Novena feita nas Igrejas). A Consagração é o ato de fé da pessoa que entrega a sua vida e a sua alma à guarda de Nossa Senhora.

Rezar em seguida um mistério (uma dezena) do Rosário. As pessoas que têm o costume de rezar o Terço diariamente, não estão obrigadas a rezar um mistério suplementar.

Sendo o Santo Sacrifício da Missa o ato religioso mais perfeito e a oração de ação de graças e de intercessão, a mais poderosa, as pessoas que o puderem fazer são convidadas a, durante a Novena, assistir à Santa Missa, a confessar-se e a comungar. Pode-se, evidentemente, fazer a Novena, mesmo que não seja possível satisfazer a estas condições.

POR QUE UMA NOVENA ILUSTRADA?

Porque as ilustrações falam, ajudando o coração a dilatar-se e facilitando à alma a lembrança das cenas evangélicas, suscitando sentimento de gratidão, de arrependimento e de amor.

As gravuras inseridas neste livreto representam na capa o quadro da Virgem de Ollignies. Na pátina 17: Anunciação de Fra Angélico. Para o primeiro dia: a Virgem Imaculada, com o Coração trespassado de espinhos da aparição de 13 de junho de 1917, em Fátima. Do segundo ao oitavo dia: as sete dores de Nossa Senhora, reproduções fotográficas dos quadros do pintor belga Janssens, com a amável autorização da família. O nono dia: CRISTO ressuscitado. Na última capa, a Estampa oficial do Santuário do Coração Doloroso e Imaculado de Maria.

 

 

A Anunciação

Prelúdio do mistério da salvação

 

“Ave cheia de graça, o Senhor é convosco.” (Lc 1, 28)

 

 

DUAS APROVAÇÕES QUALIFICADAS ENTRE MUITAS OUTRAS

O Coração Doloroso e Imaculado de Maria é aquele que JESUS quis para a incomparável perfeição de sua Mãe. A Imaculada Conceição tornava-A tão semelhante quanto possível à sua Santidade infinita, e os sofrimentos da sua vida e da sua paixão fizeram de Maria a única Co-redentora com JESUS, único Redentor. Estes dois privilégios são mais caros ao Coração de JESUS do que todos os outros dons.

O FIM DESTA NOVENA é honrá-los e oferecê-los à Majestade divina como o maior poder que temos para comover o Amor misericordioso do PAI e o Coração do FILHO.

    François CHARMONT, S.J.

1º de maio de 1957

 

Desejo uma larga difusão da Novena ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria. Pela lembrança das narrativas evangélicas da Redenção, ela excita à oração e a penitencia, E PREPARA CONSAGRAÇÕES PESSOAIS OU COLETIVAS ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria. Os seus frutos aparecem já numerosos. Possa ela desenvolver-se, conservando uma perfeita submissão a todas as diretivas eventuais da nossa santa Mãe a Igreja.

Patrice FLYNN, Bispo de Nevers

8 de fevereiro de 1960

 

CONSAGRAÇÃO AO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA

A ser rezada após a leitura do texto de cada dia.

 

CONSAGRAÇÃO DE UMA PESSOA

Composta por Berta Petit

Coração Doloroso e Imaculado de Maria, morada divina e purificante, envolvei a minha alma na vossa maternidade, a fim de que, sempre fiel à voz de JESUS, ela corresponda ao seu amor e satisfação à sua divina vontade.

Eu quero, ó minha Mãe, lembrar-me sem cessar da vossa Co-redenção, a fim de viver na intimidade do vosso Coração, unida em tudo ao Coração do vosso Divino Filho.

Prendei-me a este Coração pelas virtudes e dores do Vosso. Guardai-me sempre. Amém (*)

(Para Novena feita por uma pessoa a sós ou em grupo.)

 

CONSAGRAÇÃO DOS FIÉIS

 

Coração de JESUS, trespassado pela lança, Vós que nos amais tanto e que tanto nos quereis salvar, fazei que Vos ame e que vos seja fiel. Para isso, ó meu Salvador Divino, eu venho consagrar-me ao Coração Doloroso e Imaculado de vossa Mãe bem-amada.

Sim, Santa Mãe de Deus, eu me consagro, eu me dou a vós inteiramente, para sempre, e me confio ao vosso Coração Doloroso e Imaculado, afim de que me inspireis e me dirijais no amor e na gratidão para com vosso Divino Filho.

Vós, os dois Sagrados Corações de JESUS e de Maria, que sempre estivestes unidos para operar a nossa Redenção, salvai-nos, salvai a Igreja, salvai a nossa Pátria e o mundo, e tornai o meu coração semelhante aos vossos. Amém. (*)

(Para Novena feita nas igrejas)

 

CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA,

ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS. (*)

(Invocação a ser rezada após cada consagração).

 

 

PRIMEIRO DIA

O CORAÇÃO DA VIRGEM MARIA

OBRA PRIMA DO ALTÍSSIMO

 

Virgem Imaculada, modelo incomparável de pureza e formosura, por um privilégio especial Vós fostes preservada do pecado original. Esta pureza sem mancha fez do vosso Coração o santuário do Espírito Santo, e correspondestes aos Seus menores desejos.

Só Vós soubestes oferecer a Deus o dom de todo o vosso ser, por uma disponibilidade sem reserva.

Coração Imaculado de Maria, inspirai-nos o horror da menor falta; ajudai-nos a purificar-nos cada vez mais.

Mãe Imaculada, o vosso Coração conheceu a dor até ao seu extremo limite.

Sendo a própria pureza e todo entregue ao Criador, o vosso Coração sofreu intensamente por causa das feridas feitas ao amor divino pelas ingratidões da humanidade; e, na glória do Céu, os pecados do Mundo não podem deixar-Vos indiferente.

Tornando-Vos Mãe do Redentor, Vos tornastes Mãe das Dores, ao mesmo tempo que Mãe de Felicidade.

Toda submetida à vontade de DEUS, aceitastes o sacrifício do vosso Filho, e, num só Coração com Ele, Vós O oferecestes por nós.

Fazei-nos descobrir a profundidade dos vossos sofrimentos e dos do Coração de JESUS. Ensinai-nos a juntar-lhes os nossos para a Redenção dos homens.

Pelo vosso Coração Doloroso e Imaculado, ó boa Mãe, obtende-nos, se for para glória de DEUS, a graça de que precisamos… Nós temos confiança em Vós.

 

 

“Finalmente o meu Coração Imaculado triunfará”

PAI Santo, eu Vos ofereço todas as dores do Coração de MARIA, unidas às do Coração de JESUS, a fim obter misericórdia para o Mundo e de lhe merecer a paz.

 

 

AS SETE DORES DO CORAÇÃO IMACULADO

SEGUNDO DIA

PRIMEIRA DOR

A APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO

 

 

Lembrai-Vos, divina Mãe, daquela angústia mortal que invadiu o vosso Coração, quando o velho Simeão, entregando-Vos o Menino Divino que acabáveis de oferecer a DEUS, Vos disse: “Este Menino deve ser um sinal de contradição. E, uma espada de dor trespassará o Teu Coração” (Lc 2, 34-35)

Vós ficastes maravilhada com as grandes coisas que profetizam d’Ele, e eis que o vosso Coração de jovem Mãe é avisado das lutas que deverá sofrer o Menino Deus: ao lado do amor, o ódio que O fará morrer e O perseguirá até o fim dos tempos.

O vosso Coração, nesse momento, tornou-se mais doloroso, porque entrevíeis já um mistério de morte para o vosso Filho, Salvador do Mundo. É por amor que Ele resgatará os homens, e nem sempre será amado. Uns serão por Ele, outros contra Ele. O vosso Filho deverá sofrer o ódio.

Ó Santa Mãe, quantas vezes não trespassamos nós mesmos o vosso Coração com esta espada!

Por esta dor, obtende-nos que sejamos fiéis a JESUS-HÓSTIA que continua a oferecer-Se todos os dias pelos nossos pecados.

Virgem Maria, Mãe de Coração Doloroso e Imaculado, nós solicitamos da vossa bondade, se for da glória de DEUS, a graça de que precisamos… Nós temos confiança em Vós.

“Coração Doloroso e Imaculado de Maria, rogai por nós.”

 

 

“Uma espada de dor trespassará a Tua alma.” (Lc 2,35)

PAI Santo, eu Vos ofereço o sacrifício do vosso Filho bem-amado, anunciado oficialmente na Apresentação ao Templo, tornado incessante e perpétuo por todas as Missas que se celebram todos os dias no Universo. Eu Vo-lo ofereço pelo Coração trespassado de Maria, em reparação dos pecados dos homens.

 

 

TERCEIRO DIA

SEGUNDA DOR

A FUGA PARA O EGITO

 

Lembrai-Vos, divina Mãe, da angústia que invadiu o vosso Coração na noite em que José, tendo-Vos acordado, vos disse que era preciso fugir sem demora, para salvar o Menino da cólera de Herodes.

Assim se realiza a profecia de Simeão. Quão grande é a vossa ansiedade! A vida do vosso Filhinho já está ameaçada.

Sois obrigada a partir rapidamente, a abandonar tudo, a deixar a vossa casa, a exilar-Vos, para muito longe, num país desconhecido.

O vosso Coração Doloroso não hesita e imediatamente Vos preparais. Com o santo Menino JESUS nos braços e José partilhando dos vossos temores, deixais tudo, num confiante abandono à vontade de DEUS, para salvar o Salvador do Mundo.

Senhor JESUS, lembrai-Vos das angústias de vossa divina Mãe e de São José nesta fuga para o Egito, e de todos os sofrimentos padecidos durante o vosso exílio.

Tende piedade de todos os que sofrem perseguição, que são obrigados a abandonar a sua casa, os seus bens, a sua pátria.

Por esta dor cruciante do Coração de vossa divina Mãe, nós Vos suplicamos que tenhais piedade de todas as crianças educadas longe de Vós, sem Vós.

Dai-nos a força de renunciar a tudo para conservar e fazer aumentar o vosso amor nas nossas almas. “Aquele que não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”.  (Mat 10, 38)

Pelo vosso Coração Doloroso e Imaculado, Mãe poderosíssima sobre o Coração de JESUS, obtende-nos se for para glória de DEUS, a graça de que precisamos… Nós temos confiança em Vós.

 

 

O exílio para salvar JESUS

PAI Santo, eu Vos ofereço os sofrimentos do Coração de Jesus Menino e as angustiosas tribulações da Sagrada Família no exílio, para obter que as nações e as famílias reconheçam os vossos direitos sagrados e se lhes submetam plenamente.

 

 

QUARTO DIA

TERCEIRA DOR

JESUS PERDIDO AOS DOZE ANOS

Lembrai-Vos, divina Mãe, da angústia que invadiu o vosso Coração, quando procurastes durante três dias o vosso Filho perdido. O vosso Filho: o amor filial infinito! O Menino Deus que sabe tudo, que pode tudo… que conhece a vossa aflição.

Que horrível ansiedade! Onde está Ele? Por que Vos deixou?

E quando O encontrais no meio dos Doutores, adorais sem compreender a palavra divina: “Não sabíeis que Eu devo ocupar-Me das coisas de meu PAI?” (Lc 2, 49)

Por esta dor dos três dias de ausência, Coração de Maria, ensinai-nos a nunca perder JESUS, a procurá-lo sem cessar e a saber perder o nosso bem-estar para segui-Lo. Ensinai-nos a adorar, mesmo que não compreendamos, os misteriosos desígnios da Providência sobre nós.

Tende piedade de todas as mães que perdem os seus filhinhos. Tende piedade de todos os que perderam JESUS.

Divino Salvador, pelas lágrimas de vossa Mãe, reconduzi a Vós os corações transviados e as nações que Vos traíram. Reconduzi todos os povos à unidade da Igreja.

Virgem Maria, fazei-nos reconhecer JESUS em toda a parte onde Ele se encontre: “Há, no meio de vós alguém que vós não conhece3is”. (Jo 1, 26). Fazei-nos encontrar de novo JESUS ou amá-Lo ainda mais. Sem JESUS nós não podemos nada. “Sem mim nada podeis fazer”. (Jo 15, 5). Ensinai-nos a misericórdia do seu Coração no Sacramento da Penitência, que nos dá a vida divina ou a aumenta em nós. Que ninguém receie aproximar-se de JESUS, seja qual for a gravidade ou a malícia dos seus pecados!

Em lembrança das vossas lágrimas, Santa Mãe, vinde em nosso socorro, ajudai-nos.

Pelo vosso Coração Doloroso e Imaculado, obtende-nos, Mãe de Misericórdia, se for para glória de DEUS, a graça de que precisamos… Nós temos confiança em Vós.

 

 

ILUSTRAÇÃO:

Maria, angustiada, procura o seu Filho perdido.

PAI Santo, eu Vos ofereço as angústias do Coração de Maria durante estes três dias de ausência, para obter para as almas que chamais ao vosso serviço a coragem de corresponder ao vosso chamamento e a fidelidade à sua vocação.

 

 

QUINTO DIA

QUARTA DOR

MARIA ENCONTRA JESUS NO CAMINHO DO CALVÁRIO

Lembrai-vos, divina Mãe, da vossa dor quando encontrastes JESUS no caminho do Calvário. Os vossos dois olhares cruzaram-se. Em que estado encontrastes o vosso Filho! A Sagrada Face está coberta de pó, de Sangue e de escarros! A multidão que O rodeia grita o seu ódio por Aquele que não é senão amor: um ódio que Vos causaria medo, se a vossa fé não fosse mais forte.

O vosso Coração Doloroso sente-se despedaçado. Vós quereríeis aliviá-Lo e ajudá-Lo ao PAI, e oferecer ao vosso JESUS o apoio do vosso Coração esmagado, mas forte e generoso, que quer ir com Ele até à consumação do Sacrifício pela morte ignominiosa.

Os vossos dois Corações Dolorosos compreendem-se… Os vossos dois Corações Dolorosos amparam-se um ao outro.

Pela vossa dor comum, santíssimos Corações de JESUS e de MARIA, tende piedade dos pobres e pecadores.

Olhai com amor, Senhor, a vossa Igreja, para a proteger; o seu Chefe, o nosso Santo Padre bem-amado, para o ajudar; os que sofrem pela sua fé, em vosso Nome, para os reconfortar. Olhai com misericórdia os países onde a vossa Igreja é perseguida e, pelas lágrimas de vossa Mãe, trazei a toda a parte a liberdade religiosa e a paz.

Dignai-Vos também ajudar-nos a seguir JESUS; a levar a nossa cruz com Ele; a abandonar-nos, como Ele, à vontade do PAI.

Pelo vosso Coração Doloroso e Imaculado, Mãe generosa e forte, obtende-nos, se for da glória de DEUS, a graça de que precisamos… Nós temos confiança em Vós.

 

 

ILUSTRAÇÃO:

No caminho do Calvário, o encontro doloroso.

PAI Santo, eu Vos ofereço todas as dores de JESUS e de MARIA no caminho do Calvário, a fim de obter para os homens culpados a misericórdia e a salvação.

 

 

SEXTO DIA

QUINTA DOR

A CRUCIFIXÃO

Lembrai-Vos, Senhor JESUS, do sofrimento de vossa Mãe, durante a vossa crucifixão.

O seu Coração Doloroso bate, a rasgar-se, quando os algozes arrancam violentamente a túnica colada às vossas chagas, quando o martelo prega os cravos que atravessam as vossas mãos e os vossos pés, prendendo-Vos ao madeiro da cruz.

Lembrai-Vos da fé, da esperança e do amor que A mantém de pé junto à vossa cruz durante as três horas de agonia, acolhendo as vossas sete palavras que nos revelam:

– A vossa misericórdia suprema:

“PAI, perdoai-lhes; eles não sabem o que fazem”. (Lc 23,34). “Hoje mesmo, estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 43)

– O vosso legado tão precioso à humanidade:

“Mulher, eis aí o teu Filho – Eis aí a tua Mãe”. (Jo 19, 26-27).

– O grande abandono:

“Meu DEUS, por que me abandonastes?” (Mt 27, 46 – Mc 25, 34)

– O atroz dilacerar-se da vossa alma, levado ao seu grau supremo:

“Tenho sede” (sede do nosso amor, sede de nossas almas) (Jo 19, 28).

– O testemunho de ter ido até ao fim com amor:

“Tudo está consumado” (Jo 19, 30).

– O abandono à vontade do PAI:

“PAI, em tuas mãos entrego o meu espírito”. (Lc 23, 46).

Coração de Maria, despedaçado pela dor no Calvário, fazei-nos sentir todo o horror, toda a fealdade do pecado; daí-nos uma fidelidade sem desfalecimento à graça divina. Oferecei o Salvador crucificado para salvar o Mundo desnorteado.

Senhor JESUS, pela oferta de vossa divina Mãe, unida à vossa ao pé da cruz, tende piedade da humanidade culpada e salvai-a.

Coração Sagrado e Misericordioso de JESUS, tende piedade de nós. Nós acreditamos no vosso amor por nós.

Coração Doloroso e Imaculado de Maria, rogai por nós quer recorremos a Vós. Nós temos confiança em Vós.

 

 

ILUSTRAÇÃO:

Ao pé da Cruz “STABAT MATER DOLOROSA”

Senhor JESUS, nós Vos oferecemos os méritos de MARIA , nossa Mãe, ao pé da cruz, para aplacar a vossa divina justiça.

 

 

SÉTIMO DIA

SEXTA DOR

O GOLPE DA LANÇA E A DESCIDA DA CRUZ

Lembrai-Vos, Nossa Senhora da Cruz, do vosso pavor quando o soldado enterrou a lança no Coração de JESUS. O vosso Coração maternal sentiu o golpe e, ao mesmo tempo, todos os golpes da lança dos nossos pecados, das nossas indiferenças e das nossas ingratidões; todos os golpes da lança do ódio, das heresias, dos erros, que arrancariam as almas, pagas tão caro, ao Amor infinito que as criou e as resgatou.

Que indizível sofrimento, quando recebestes nos vossos braços, à descida da cruz, o corpo inanimado do vosso Filho!

Por esta dor cruciante, obtende-nos a generosidade para responder sempre sim, segundo o vosso exemplo, aos chamamentos do Coração trespassado de JESUS.

Ao pé da cruz, Vós sois a Mãe de Coração Doloroso, trespassado, e repetis à minha alma a palavra que disse à Lúcia de Fátima, mostrando o vosso Coração cercado de espinhos: “Olha para o meu Coração todo crivado de espinhos, que os homens me cravam a todos os momentos com suas blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-Me.”

Coração Doloroso de Maria, nós queremos consolar-Vos, amando JESUS, permanecendo-Lhe fiéis, e trazendo muitas almas ao seu amor. Obtende-nos esta graça e fazei-nos apóstolos do vosso Reino.

Pelo vosso Coração Doloroso e Imaculado, oferecendo-se em hóstia com CRISTO imolado, obtende-nos, Mãe toda pura, se for da glória de DEUS, a graça de que precisamos… Nós temos confiança em Vós. Coração Doloroso e Imaculado de Maria, rogai por nós e salvai-nos.

 

 

ILUSTRAÇÃO:

Na descida da Cruz, a Mãe do Coração Doloroso.

PAI Santo, eu Vos ofereço as Chagas sagradas do Divino Redentor, especialmente a do seu Coração ferido, e o Coração trespassado de sua santa Mãe, para obter a conversão das almas.

 

 

OITAVO DIA

SÉTIMA DOR

A COLOCAÇÃO NO TÚMULO.

Lembrai-Vos, divina Mãe, da vossa dor quando foi preciso sepultar o corpo do vosso Filho. Nunca mais ver as suas feições adoráveis, que dilaceramento para o vosso Coração!

Senhor JESUS,

– Lembrai-Vos do último olhar, carregado de amor e de adoração, de vossa Mãe, sobre a vossa bela Face desfigurada, e dos cuidados respeitosos que Ela tomou para embalsamar o vosso Corpo Sagrado.

– Lembrai-Vos da emoção intensa do seu Coração Doloroso quando Ela Vos viu ser colocado no sepulcro. Nesta humilhação suprema, Ela Vos ofereceu a reparação do seu amor puríssimo e a oblação do seu indizível martírio, em união com os vossos sofrimentos redentores.

– Lembrai-Vos da fé inquebrantável que sustinha a vossa santa Mãe, porque Ela acreditava na vossa RESSURREIÇÃO e a esperava.

Virgem Maria,

Por esta imensa dor, tende piedade dos corações despedaçados, dos doentes, dos agonizantes, dos perseguidos, de todos os que sofrem. Auxiliai-os; aliviai-os!

– Tende piedade das almas do Purgatório, dos defuntos que nós conhecemos e das almas mais abandonadas. Oferecei as vossas dores ao Coração de JESUS para obter a sua libertação;

– Tende piedade da nossa Pátria e obtende para ela que seja sempre fiel à Igreja.

Fazei florescer no Mundo as vocações sacerdotais e religiosas, as vocações de apóstolos, para dar CRISTO às almas e assegurar o Reino de DEUS.

Corações de JESUS e de Maria, unidos na dor e no amor para operar a nossa salvação, nós temos confiança em vós. Nós nos consagramos inteiramente a vós e imploramos o vosso socorro.

Coração Sagrado e misericordioso de JESUS, venha a nós o Vosso Reino por meio do Coração Doloroso e Imaculado de Maria.

 

 

ILUSTRAÇÃO:

Depois do sepultamento, Maria abandona o sepulcro.

Meu DEUS, eu vos ofereço o Corpo martirizado do Salvador, colocado no túmulo, e a imensa dor de sua Santíssima Mãe, para que seja realizada a prece de JESUS: “PAI, que todos sejam um só”. (Fo 17, 21)

 

 

NONO DIA

A RESSURREIÇÃO

JESUS ressuscitou. CRISTO ressuscitado está vivo.

Pela vossa morte, Divino Crucificado, e pela vossa Ressurreição, misericordioso Salvador, nos dais a graça de vencer o pecado que nos mantém em escravidão.

– JESUS, pela vossa morte e ressurreição, Vós nos chamais das trevas à luz, e fazeis de nós, pelo batismo, filhos de DEUS, na esperança e no amor.

– JESUS, pela vossa morte e ressurreição, dais às nossas almas e aos nossos corpos a herança da vida eterna, se quisermos seguir-vos.

– JESUS ressuscitado, permaneceis vivo no meio de nós pela Eucaristia, para ser o alimento das nossas almas. “Eu sou o pão da vida… Quem come a minha carne e bebe o meu Sangue viverá eternamente.” (Jo 6, 51-54)

– JESUS, pela vossa Eucaristia, Sacramento da Unidade, uni-nos a todos em vós! Reuni todos os homens no vosso Coração e no de Maria, nossa Mãe, Co-redentora e nossa Medianeira junto de Vós.

Eu espero da vossa misericórdia, pela intercessão do Coração Doloroso e Imaculado de Maria, agora gloriosa no Céu, a graça de viver e morrer no vosso amor.

JESUS, Rei de Misericórdia, MARIA, Mãe de Misericórdia, conduz-nos cheios de alegria, ao louvor eterno da adorável Trindade!

Trindade bem-aventurada, nós Vos oferecemos o amor dos Sagrados Corações de JESUS e de MARIA, para a vossa glória e para  salvação das almas.

 

 

ILUSTRAÇÃO:

“Eu  sou a Ressurreição e a vida” (Jo 11, 25)

“Por que procurais vós entre os mortos Aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou” (Lc 20, 6)

“Se CRISTO não ressuscitou, vã é a nossa fé.” (1 Cor. 325, 17)

 

 

  • Queiramos ou não, o sofrimento está sempre presente.
  • Se nós amássemos a DEUS, seríamos felizes em sofrer por amor d’Aquele que quis sofrer por amor de nós, os membros do seu Corpo Místico.
  • A medida da nossa paciência para sofrer na Terra será a medida da nossa felicidade no Céu.
  • Para adquirir e praticar a paciência, DEUS legou-nos um tesouro: o Coração Doloroso e Imaculado de Maria, sua Mãe: “Eis aí tua Mãe” (João 19,27)
  • Coração Doloroso e Imaculado de Maria, dai-me o fruto que a Fé, a Esperança e a Caridade produzem: a divina paciência.
  • Hoje na Cruz. Amanhã no Céu.
  1. C.

 

 

ILUSTRAÇÃO:

SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ

SEDE A LUZ DOS NOSSOS LARES

 

 

As pessoas que tenham obtido graças especiais após esta Novena, podem comunicá-las ao:

MONASTÈRE DES BÉNÉDICTINES CAMALDULES

Avenue J. B. Ivaldi

83500 – La Seyne-sur-Mer (Var) – França

O convento assegura a difusão do culto ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria. Nele se podem encontrar todas as informações úteis sobre este aspecto do culto mariano, especialmente:

  • O livro do Pe. Colin: Berthe Petit, apóstola do Coração Doloroso e Imaculado de Maria.

 

  • O Álbum de Documentação, prefaciado por Dom. Barthe, Bispo de Fréjus – Toulon. – com imprimatur.

 

  • A revista: “L’Appel du Coeur Douloureux et Immaculé de Marie”, órgão oficial, publicado no Mosteiro “Clos Bethléem”

83500 – La Seyne-sur-Mer (Var) – França.

 

  • Orações e Consagrações diversas.

 

  • Novenas publicadas em francês, inglês, alemão, croata, eslovénio, húngaro, eslovaco, romeno, polonês e português.

 

Obs: da bibliografia acima foram retirados os textos que compuseram o plano do presente livreto sobre:

 

 I – A Devoção ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria, um misto da Tradição, da Novidade de Fátima e do pedido de JESUS na Bélgica.

II – A Novena prodigiosa ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria,

III – O Santuário do Coração Doloroso e Imaculado de Maria com a Sua dupla função espiritual de difundir a devoção exigida por JESUS e a de permitir “… a todos aqueles que, DE PERTO OU DE LONGE, honrarem o Coração Doloroso e Imaculado NESTE SANTUÁRIO, possam sentir os doces efeitos de Sua amorosa e celeste liberdade.”

IV – As diversas Consagrações, essência da Devoção ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria.

 

 

SECRETARIA DI STATO

SANTITA

  1. 32649

 

 

 

DI SVA DAL VATICANO, 23 de outubro de 1964

 

Reverendíssima Madre,

 

No dia 8 de setembro último dirigiste-vos à sua santidade numa filial mensagem, acompanhada de uma brochura que ilustra o apostolado particular ao qual se dedica o vosso Mosteiro, sob a direção dos Superiores da Ordem e da Hierarquia local.

Tenho a honra e o prazer de vos comunicar que a vossa carta, como a vossa homenagem, foram recebidas com benevolência pelo Santo Padre, o qual me encarregou de vos agradecer vivamente. De boa vontade o PAI comum vos concede, assim como à vossa Comunidade, e especialmente ao autor do Álbum de Documentação enviado, o penhor da abundancia de graças que Ele invoca, de boa vontade sobre todas as Monjas Camaldulenses de La Seyne-sur-Mer, uma grande bênção apostólica.

Queira aceitar, Reverendíssima Madre, a expressão de meu religioso devotamento no Senhor.

 

________________________________________

 

Reverendíssima Madre

Anne Marie du Sacré Coeur

Abadessa do Mosteiro das Beneditinas

Camaldulenses de La Seyne-sur-Mer